BMW – Representa uma hélice de avião, nas cores azuis e pretas. Essa montadora centenária foi criada depois que os irmãos Karl Rath e Gustav Otto conseguiram permissão do governo alemão para produzir motores de avião, em 1917. O primeiro carro a ter o símbolo da marca alemã foi o modelo Dixi 3/15, de 1928. BMW é a abreviatura de “Fábrica de Motores da Bavária” (Bayerische Motoren Werk AG).
É isso mesmo, antes de produzir carros luxuosos, a BMW se dedicava à construção de aviões. Sua criação aconteceu em meio à Primeira Guerra Mundial, e seu primeiro nome foi “Fábrica Bávara de Aviões” (Bayerische Flugzeugwerke).
Após o fim da Guerra, na qual a Alemanha saiu derrotada, o país foi obrigado a assinar o Tratado de Versalhes que, entre outras proibições, não permitia que o país fabricasse mais aviões. Ou seja, a empresa tinha dois caminhos: ou se reinventava ou iria acabar.
E ela preferiu a primeira opção. Em 1922 ela foi refundada com outro nome, um novo logotipo e um novo foco: produzir motores. Então a Bayerische Motoren Werke adotou uma nova postura no mercado e, um pouco depois, passou a produzir também motocicletas. A fabricação de carros começou apenas em 1928, após a empresa comprar uma fábrica que já produzia automóveis