Com um logo formado por argolas, cada uma destas formas geométricas recebeu diferentes contornos e espessuras, semelhante à arte “brush” proveniente da cultura japonesa. Inicialmente, pensava-se que este símbolo era apenas um \"amontoado\" de argolas sem valor histórico, escolhido democraticamente pela marca e cujo valor simbólico ficava à imaginação de cada um.
Mais tarde, chegou-se à conclusão que as duas ovais perpendiculares dentro da argola maior representavam dois corações – o do cliente e o da empresa – e a oval exterior simbolizava “o mundo a abraçar a Toyota”.
Foi no final do século 19, Sakichi Toyoda criou a Toyoda Automatic Loom Works, Ltda.
Ele era aprendiz de carpinteiro, mesmo ofício do pai, mas acreditava que precisava oferecer uma contribuição melhor para o seu país.
Em 1894, após superar muitos anos de dificuldades e contínuos aperfeiçoamentos, cria o Kaizen e um ventilador, que dá origem às vendas da empresa.
Com uma grande crise econômica ocorrida nos anos 1920 no Japão, Toyoda foi obrigado a fechar a sua indústria e perdeu seus direitos sobre as máquinas e fábrica.
Em 1924, ele e seu filho Kiichiro Toyoda criaram um tear automático que ultrapassava os padrões internacionais.
Em dois anos, a Toyoda Automatic Loom Works, Ltd. era criada.
Foi então que numa das suas visitas aos Estados Unidos e à Europa, buscando informações sobre o segmento têxtil, é que ele se apaixonou pelo segmento automobilístico.
Em março de 1930, Kiichiro Toyoda, após visitar plantas de indústrias automobilísticas nos Estados Unidos e na Europa, inicia o processo de conversão da Toyoda Automatic Loom Works para a Toyota Motors Corporation.
Em 1934, a Toyoda investiu 3 milhões de Yens e começou a investir no setor automobilístico.
O primeiro protótipo da empresa, o Modelo A1, para passageiros, foi lançado em maio de 1935.
Em 1936, após tentar registrar a marca Toyoda, a empresa por um grande volume de entradas, existentes no sistema de registro de marcas japonês (20.000! Para a marca Toyoda), mudou a marca para Toyota.